quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Texto de Gladis Pedersen de Oliveira

O Suicídio
Causas e consequências
Como remediar
Como prevenir
Visão espírita

O que é o homem no conceito espírita?
Ele é composto dos seguintes elementos: o corpo, o fluido vital que o compõe, o perispírito e o espírito.
O espírito é o princípio inteligente, criado por Deus, força indivisível que busca a perfeição relativa. O perispírito é o envoltório do espírito, substância semi-material com a qual o espírito pode transportar-se aonde quer e onde são gravados os resultados do processo evolutivo do ser humano, as experiências existenciais nele são fixadas como reflexos condicionados psicossomáticos que são condutores dos processos mentais e fisiológicos.
O corpo físico está ligado ao perispírito pelo sistema nervoso que serve de veículo para impressionar o mesmo que registra os automatismos fisiológicos e os fatos de ordem psíquica, como a memória os inconscientes passado e atual.
O verdadeiro responsável pela existência e funcionamento do ser é o espírito, que é criado por Deus como Centelha Divina, que emana do Criador e que possui o pensamento, o sentimento, o livre arbítrio, a memória e a vontade.
O espírito encarnado apresenta-se envolto pelo perispírito e pelo corpo físico. Pela morte, ele se desfaz do corpo material mantendo-se vivo e envolto pelo perispírito que possui o registro de todas as experiências e conquistas do espírito e as conserva.
O perispírito é indestrutível e conserva, depois da morte, todas as aquisições terrestres. Nele ficam gravados todos os processos evolutivos fixados todos como reflexos condicionados psicossomáticos.

Palestra Pública às 20h com Éder, de Santa Maria