Histórico

Desde 23.07.2003 um grupo de pessoas, já trabalhadores espíritas em suas cidades de origem, juntamente com moradores da localidade, começaram a se reunir na casa de veraneio de Gládis e Sílvio, a fim de estudar as Obras Básicas. O grupo também contava com Arlete, Clair, Clélia, Cristiane, Douglas, Eloí, Flávia, Glória, Julio, Maria, Sandra e Sára.

Em 07.12.2005 o grupo decidiu fundar o Centro Espírita Portal da Luz, reunidos em Assembléia Geral Extraordinária, lavrando Ata de Constituição e seu primeiro Estatuto Social. No entanto, seus atos constitutivos foram registrados somente em 30.07.2009, nascendo assim, a personalidade jurídica do CEPL. 

Praticamente a mesma época, Gládis e Julio conseguiram um espaço junto ao Centro Comunitário da Rondinha, passando o grupo a se reunir semanalmente, à noite: 2ª feiras para estudos doutrinários e 4ª feiras para palestras públicas, passes de corrente, passes magnéticos, atendimento fraterno, apoio vibratório e trabalhos aos desencarnados.

A semente começou a germinar e o trabalho a crescer e contar com mais pessoas, continuando-se os estudos das 5 obras básicas da doutrina espírita, que passaram a ser realizados na residência dos sócios Ana e Kleber, na Praia Azul.

Ao mesmo tempo, deu-se conta que o espaço junto ao Centro Comunitário estava começando a ficar pequeno, bem como havia a necessidade de ter uma sede própria, a fim de ampliar os trabalhos e o atendimento ao público.

Por esta razão, o grupo começou a angariar dinheiro, promovendo chás, galetos, rifas, recebendo doações de diversas pessoas e fazendo contribuições espontâneas, além das mensalidades dos sócios.

Isso permitiu que em 2009 fosse comprado um terreno. O início da fundação da sede própria deu-se em 2010, pelos próprios sócios Sandra e Nilton. Com a ajuda dos demais sócios e a contratação de profissionais da área da construção civil, foi finalizada a construção da sede em 2011.

Em 2012 a sede foi ampliada e finalmente inaugurada em dezembro desse ano. Em 2013 o Centro recebeu como doação de um Sócio um terreno ao lado da sede, utilizado, no momento, como estacionamento.


Desde 2014 o Centro Espírita Portal da Luz aderiu à Semana Espírita de Arroio do Sal, atividade iniciada pelo Grupo Espírita Orai e Vigiai (sede); também aderiu à atividade a Casa Espírita A Caminho da Luz (Balneário Marambaia). Essa atividade é organizada e promovida em conjunto pelas 3 instituições espíritas de Arroio do Sal.

O Portal da Luz participa da Feira do Livro de Arroio do Sal, com banca própria, propiciando à comunidade livros à venda com preço de custo, momento em que também são apresentadas as atividades desenvolvidas pelo CEPL, e realizada a divulgação da doutrina espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião: