Com a missão de propagação da doutrina Espírita, Natal recebe a partir de hoje o 22º Congresso Espírita do Rio Grande do Norte (Congern), com o tema "Mediunidade - Vida em Abundância". A programação segue até o próximo domingo (02). Anualmente, o Congern traz para a capital potiguar conferencistas espíritas de diversas partes do Brasil. "É um momento único de unidade, amor ao próximo e de descoberta do Espiritismo. É um mundo de conhecimento que será apresentado a todos os que desejam aprender mais sobre a vida de Jesus e sobre como se tornar uma pessoa melhor, com uma vida abundante das bençãos divinas", afirma Mércia Maria de Carvalho, presidente da Casa de Caridade "Adolfo Bezerra de Menezes".
De acordo com Mércia Carvalho, toda a renda adquirida com o evento será revertida, além do pagamento dos custos para a execução do projeto, para o Núcleo Avançado de Massaranduba, uma entidade filantrópica que ajuda pessoas carentes em São Gonçalo do Amarante. O Congern será realizado no Centro de Convenções de Natal. Os quatro dias de evento custam o investimento de R$185. Mércia Maria de Carvalho, conversou com a TRIBUNA DO NORTE:O que o congressista poderá encontrar no Congern 2012?
Este ano teremos a presença de palestrantes ilustres, todos cheios de conhecimento e que vão ajudar bastante àqueles que desejarem. O que queremos é levar um conhecimento sadio, baseado em princípios religiosos, científicos e filosóficos. É um evento aberto a todos os que precisam de ajuda.
Como você define a doutrina espírita?
Através de algo que Jesus falou: "De graça recebestes, de graça dai". Todos somos dotados de dons diferenciados. Precisamos nos ajudar para aprendermos a usá-los para o bem do próximo, sem querer algo em troca. Mitos de que haveria um controle mental ou dos espíritos são falsos.
Porque esse tema foi escolhido: mediunidade?
É exatamente o que eu ia dizer. Os dons que possuímos são recebidos de forma gratuita. Mas muitas vezes não sabemos usá-los da forma correta. O congresso é exatamente para abrir espaço para que se aprenda mais sobre como aprimorar habilidades, com disciplina, equilíbrio e estudo. É muito importante esse tipo de trabalho, até porque sem caridade não há salvação.
Após 22 anos de realização de congressos aqui no RN, qual o legado deixado entre os que seguem a doutrina espírita?
Todo esse tempo já pode ser considerada uma vitória, uma conquista. Passamos por maus bocados em anos anteriores. Na década de 90, a aceitação da doutrina espírita ainda era muito vaga e restrita. Havia muito misticismo e as pessoas não conheciam integralmente a verdade da doutrina. Deturpavam, vamos assim dizer. Hoje temos uma aceitação gigantesca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião: