Os Espíritos necessitados de auxílio que se manifestam nas reuniões mediúnicas fazem parte de uma vasta categoria de enfermos que revelam diferentes graus de sofrimento. Entre eles encontramos desde os que ignoram a própria desencarnação até os perseguidores (obsessores) de encarnados e/ou de desencarnados. Entre os dois extremos enorme diversidade de sofrimento que revela as diferentes necessidades de cada comunicante.
Ainda que o sofrimento apresente pontos semelhantes ou comuns, o sofrimento, em si, é absorvido de forma diferenciada por cada ser humano, independentemente dele se encontrar desencarnado. Neste sentido, cada comunicação de um Espírito sofredor merece atendimento atento e específico, considerado um caso especial, sobretudo pelo médium psicofônico e pelo esclarecedor (dialogador/doutrinador).
É importante considerar, também, que nem todos os Espíritos necessitados irão manifestar-se mediunicamente. Por maior que seja o número de médiuns ou de reuniões mediúnicas, apenas alguns Espíritos iram comunicar-se, ou seja, uma parcela daqueles que foram selecionados, previamente, pela direção espiritual da reunião, os quais irão atuar como representantes das diferentes categorias de sofrimento.